Total de visualizações de página

Artigos antigos

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Diz a biblia alguma coisa sobre estilo de música cristã?

Diz a Bíblia Alguma Coisa Sobre o Estilo de Música Cristã?







Hoje, é amplamente crido que a Bíblia não diz nada a respeito do estilo que a música cristã deve ter e, portanto, somos livres para usar qualquer estilo de que gostemos, desde que as palavras sejam sãs. Esta é a filosofia que jaz no coração [que forma todo o alicerce] da Música Contemporânea Cristã, mas ela é falsa. A Bíblia realmente dá alguns princípios simples e cristalinamente claros sobre música, e eles podem ser adaptada para qualquer cultura e qualquer parte do mundo [ e a qualquer tempo e situação]. Nós os temos usado no sul da Ásia desde 1979. Eu me refiro a princípios tais como estes:

(1) A música cristã tem que ser espiritual e, portanto, não carnal. (Efe. 5:19; Col. 3:16; Gal. 5:16-17).

"Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração;" (Ef 5:19 ACF)

"A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao SENHOR com graça em vosso coração." (Cl 3:16 ACF)

"Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis." (Gl 5:16-17 ACF)

(2) A música cristã tem que não parecer ter a mesma forma do mundo. (Rom. 12:2; Tia. 4:4; 1Jo 2:15-16).

"E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." (Rm 12:2 ACF)

"Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus." (Tg 4:4 ACF)

"De onde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam?" (Tg 4:1 ACF)

"Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo." (1Jo 2:15-16 ACF)


(3) A música cristã tem que não ser possível de ser associada com as trevas e a idolatria. (Efe 5:11; 1Cor 10:21; 1Jo 5:21).

"E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as." (Ef 5:11 ACF)

"Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios." (1Co 10:21 ACF)

"Filhinhos, guardai-vos dos ídolos. Amém." (1Jo 5:21 ACF)



A música que nós usamos nas igrejas crentes na Bíblia, no sul da Ásia, em uma cultura hindu, satisfaz estes princípios. Ela é majoritariamente feita por compositores locais, significando que a maioria das canções e hinos no nosso livro de hinos foram escritos por crentes nacionais, mas a música não soa como a música pop nas estações de rádio FM, ou como a trilha sonora de filmes populares,ou como a música dos festivais hindus. Ela é espiritual, separada, e distintamente diferente dos reinos do mundo, da carne, e do diabo. Dentro dos princípios bíblicos sobre música há uma ampla liberdade, mas há também fronteiras claras e distintas. Eu agradeço a Deus por estas fronteiras. Há 35 anos atrás, Ele tirou do meu coração [até o estilo de] as minhas velhas canções mundanas, e me deu uma nova canção.




David Cloud, July 18, 2008, http://www.wayoflife.org/

Traduzido por Valdenira N.M.Silva, 2008.



Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB). As ACF e ARC (ARC idealmente até 1894, no máximo até a edição IBB-1948, não a SBB-1995) são as únicas Bíblias impressas que o crente deve usar, pois são boas herdeiras da Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753), fielmente traduzida somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma, como o Textus Receptus).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org/)





Visite o site solascriptura-tt.org